windows 10 free upgrade português , conheça em detalhes o novo sistema operacional da Microsoft

Windows 10: conheça em detalhes o novo sistema operacional da Microsoft

0 Windows 10, nova versão do sistema operacional que você provavelmente usa no computador, está disponível em sua versão final. Há mudanças importantes nele e, como a distribuição será gratuita à maioria, incentivos para no mínimo considerar a atualização. O que há de novo? O que é importante, o que é balela e com o que você deve se preocupar?

O que é, exatamente, o Windows 10?

É uma nova versão do Windows, em resumo. Mas não só: ele marca uma transição importante. A partir de agora, o Windows será tratado como serviço, não como produto. Na prática isso significa que a Microsoft aperfeiçoará o sistema constantemente em vez de só fazê-lo em uma nova versão daqui a três anos, como era até agora.

Outra implicação dessa nova filosofia é que as atualizações serão obrigatórias e automáticas, mais ou menos como ocorre em smartphones. Nada muito grande, pelo menos para usuários domésticos. (Empresas terão, opcionalmente, uma versão com um controle maior sobre as atualizações do Windows.)

Quais os destaques do Windows 10? (Ou: Por que eu deveria me preocupar em atualizar?)

A Microsoft apostou alto com o Windows 8 — e perdeu. O povo do teclado e mouse torceu o nariz para as mudanças drásticas na interface, e a adoção de dispositivos com tela sensível a toques, foco dos esforços naquela versão, foi menor que o esperado.O Windows 10 dá um passo atrás nesse sentido. Ele traz de volta o menu Iniciar, talvez a maior bronca dos usuários insatisfeitos com o Windows 8, mas um menu híbrido, com os velhos atalhos à esquerda e os blocos dinâmicos à direita:

O sistema também trabalha com apps universais, que funcionam em computadores, tablets, smartphones, Xbox One e HoloLens, e flexibiliza o funcionamento dos ditos apps modernos, que agora rodam tanto em modo janela, quanto tela cheia.Se, apesar das críticas, você gosta da interface do Windows 8, sem problemas. A do Windows 10 é adaptável, variando de acordo com os periféricos de entrada no sistema em uso. Em outras palavras, se você usa teclado e mouse, o Windows se apresenta de um modo, otimizado para esse cenário. Se estiver rodando ele num tablet, o esquema muda. E se for um 2-em-1, a interface alterna entre os dois modos, no que a Microsoft chama de

Outro atrativo é a Cortana, que aprenderá português do Brasil até o fim do ano. Ela é uma assistente pessoal, como a Siri, mas com poderes para antever eventos e ser proativa, como faz o Google Now. Ela está sendo bem adaptada a cada novo mercado/país, como a Microsoft comentou recentemente:

E tem ainda o Edge, novo navegador da Microsoft que substitui o Internet Explorer e, em testes preliminares, mostrou-se bem rápido:

Há outras melhorias e ajustes em diversas áreas do Windows 10, da Central de notificações à nova identidade visual (ícones e cores), e um universo de pequenos detalhes nesse meio. A olhada que dei numa versão preliminar do sistema agradou bastante, e não há motivo para cogitar uma surpresa desagradável na final, que começa a ser distribuída hoje. O vídeo abaixo, produzido pelo WinBeta, faz um passeio pelas mudanças menores da versão final do Windows 10:

Meus programas “clássicos”, como o Office 2010, funcionarão?Sim, sem problemas.

O Windows 10 é gratuito?

Quem usa Windows 7 ou 8 tem direito à atualização gratuita, sem custo, nem prazo para expirar. É gratuito mesmo, ponto. Sem pegadinhas, nem asteriscos ou letras miúdas. Existem dois requisitos importantes, porém:Seu sistema deve estar atualizado para receber a atualização (é, parece um pouco confuso). No caso, rodando o Windows 8.1 Update ou Windows 7 SP1. A janela para requisitar o Windows 10 de graça tem prazo, de um ano. Você tem até 29 de julho de 2016 para fazer a atualização sem custo.

Reforçando: o prazo que acaba é aquele para fazer a atualização. Depois de feita, o Windows 10 jamais expirará ou deixará de funcionar, ou exigirá algum pagamento para continuar funcionando. Como a Microsoft garante atualizações para o Windows por dez anos, você não terá que se preocupar com isso por um bom tempo…

Como eu instalo o Windows 10?

Se você fez a reserva antes do lançamento e tinha espaço suficiente em disco, a atualização foi baixada ou está a caminho, e pode ser iniciada com um clique. Ela preserva seus aplicativos e arquivos.Outro caminho, esse o preferido de usuários mais experientes, é baixar o arquivo ISO e fazer uma instalação limpa. A Microsoft oferece essas imagens aqui. É importante atualizar seu sistema para o Windows 10, mesmo que posteriormente você queira fazer uma instalação simples. Esse procedimento (de atualização) garantirá a validação da sua licença do Windows 10.

Qual versão eu receberei?

Embora exista cerca de meia dúzia de variações, o Windows 10 para computadores domésticos e tablets virá em apenas sabores, Home e Pro

Devo atualizar?

O Windows 10 é uma evolução natural tanto do Windows 8 quanto do Windows 7. É, na realidade, o que o Windows 8 deveria ter sido: uma atualização de olho no futuro, mas que não renega o passado, tampouco negligencia o presente.

Não é preciso pressa, porém. Esperar algumas semanas, ou mesmo meses para fazer a atualização não fará mal algum. Embora tenha diminuído drasticamente nas últimas versões do Windows, incompatibilidades e bugs críticos podem aparecer nos primeiros dias. E, a julgar pelas opiniões de quem já testou, bugs menores e inconsistências estão por toda a parte.

Se você faz algum trabalho importante no PC ou não terá um dia livre para se dedicar a isso, adie. O importante, caso haja o interesse, é fazer a atualização antes de 29 de julho de 2016, que é quando a gratuidade da atualização acaba.

Aos mais apressados, que já atualizaram, ajudem a gente nos comentários: o que estão achando da versão final do Windows 10?

DICA DE VÍDEO ABAIXO DE COMO INSTALAR O WINDOWS 10